O que é informação?
Deve ser possível fazer uma teoria da informação que não seja uma teoria da mensagem. Nada de remetente, receptor, canal, código, léxico. Passar por trás disso. Ao colocar a informação fora do âmbito da teoria da mensagem, desantropologizar e despsicologizar a informação. A informação, assim, não diz respeito primariamente a um sujeito que se informa do informado. Os sujeitos da informação estão imersos na informação. Passar pela física. Informação como movimento. Informação como mudança. Integrar a teoria da informação à física aristotélica, melhor, ao devir heraclitiano. Então informação não é ser, mas devir, o rio que passa sempre. Caudal de configurações da temporalidade. Caudal das condições de possibilidade históricas.
A informação é a mudança, certo, mas é também o que provoca a mudança, porque a informação age no nível das condições de possibilidade. No nível da potência. No nível do transcendental. -- Se é assim, diriam, não estamos no nível da física, mas no da crítica. -- Mas o nível da crítica é preciso compreendê-lo submetido ele mesmo ao devir, do qual (estranha figura topológica) ele mesmo é condição.
Essa é uma figura do duplo empírico-transcendental? O empírico: aquele plano da mudanças; o transcendental: o plano das condições de possibilidade do empírico. O empírico: a temporalidade infinita, da ordem do sempre. O transcendental: a eternidade, da ordem do inexorável.
Considerar a informação um duplo empírico-transcendental altera a figura do transcendental, da eternidade, do inexorável, que se torna sempre inexorável, sempre eterna, mas mutante. O transcendental ele mesmo é informativo.
InformaçãoBLOG é um nível de informação: o nível da espontaneidade e da brevidade. No movimento, é o nível do gesto, que se for belo, é o nível da dança.
2 comentários:
ahaha, meu véio
essse seu blog tah difícir
de ler. risos, sempre achei que comunicação, enfim, nao pode ser tratada como informacao. mas eh o que
se faz, e cada vez melhor. cada vez. cada dia. etc. mais standards, mais performance. ahahaha
É verdade: vou pedir light nas próximas vezes.
Postar um comentário