Um objetivo para 2009: exercitar o semi-olhar

Um objetivo, para o ano novo, que é relativo a uma prática de mim mesmo.

Estudar de olhos semi-abertos quer dizer, simplesmente, a seguinte meta: que eu possa estudar sem me encerrar num silêncio de pura contemplação do objeto de estudo. Estudar de olhos não só fechados, mas também abertos para o que está acontecendo à minha volta. Estudar com as janelas abertas para o barulho que vem da rua. Estudar no convívio com ruídos e outros estímulos externos, devidos à relação de mim com o entorno. Estudar em meio à gente. Estudar ouvindo música. Estudar com atenção compartilhada entre o livro e o que está à sua volta.

Essa também é a forma ideal (semi-aberta) de um cuidado de si. Prestar atenção a si é também semi-olhar para o que acontece em torno.

6 comentários:

Unknown disse...

Poxa... que legal! que legal! que legal! que legal!
esse exercicio eu faço tambem, uma insuflada de coragem, para nós esse ano, eu tbém estou lendo Etica a Nicomano graças as nossas conversas, amei,

toda ação advém do prazer ou da dor.

Anônimo disse...

Dor, Ação, Prazer Ação?

Não perca MAIS tempo!
Não, PERCA mais tempo!

Unknown disse...

como faço
tempo ser presença
perder tempo é melancolia,
é estar em outro lugar

Anônimo disse...

Não faça
tempo é ausência
ganhar tempo não é melancolia,
fique onde esta


Não perca tempo!
Não, perca tempo!

Não perca tempo!
Não, perca tempo!

Unknown disse...

EU FALEI PERDER TEMPO É MELANCOLIA!!!!

ESTAR PRESENTE, DESVELADAS AS SENSAÇÕES,
É ESTAR NO TEMPO, É PRESENÇA, DAÍ O SEMI-OLHAR ,
ACEITAÇÃO E CONEXÃO COM TUDO,
DAS INTERIORIDADES AO MUNDO.
SEM NEGAR SEM SE FIXAR.

ULISSES FEZ ISSO QUANDO PEDIU PARA SER AMARRADOM MAS NÃO QUERIA PERDER O CANTO DAS SEREIAS...

Anônimo disse...

Não perca tempo!
Não, perca tempo!


Ulisses perdeu tempo também.