O voto: um comportamento, duas atitudes (IV)

Aquela dupla atitude subjetiva possível, diante da urna, está nas linhas e entrelinhas do texto de Rousseau*.

Quando eu voto segundo meus interesses particulares, voto como homem individual (elemento agente no liberalismo). Quando voto pensando no que entendo ser o interesse comum – não segundo o meu particular, mas segundo aquilo que entendo ser o interesse de toda a comunidade, e que eventualmente pode contrariar o meu –, voto como cidadão (elemento agente no republicanismo).

A soma dos votos dos homens expressa a vontade de todos; a dos cidadãos, a vontade geral**.

De fato, o animus do votante é incontrolável. Pode-se exigir que o indivíduo vote, mas é impossível obter que vote como cidadão e não como simples homem (nem mesmo se concebemos a existência de uma aparelho ideológico de educação cívica).

Por isso, nossas eleições jamais expressam a vontade geral (se é que ela pode ser sequer imaginada).

Normativamente, segundo Rousseau, o fazer parte de uma comunidade política exige uma transformação do indivíduo. De homem que naturalmente é deve transfigurar-se em cidadão. Essa transformação seria a função do aparelho educacional.

Por isso, a teoria de Rousseau envolve um moralismo e uma exigência de virtude. De virtude cívica, bem entendido. Por isso, Rousseau diz que o indivíduo, ao fazer parte da comunidade política, perde sua liberdade natural (limitada só pelas suas forças), transfigurando-a em liberdade civil (limitada pela vontade geral) e em liberdade moral (pois a condição política torna o homem mestre de si, ao recompor-se como cidadão)***.

A condição de possibilidade da vontade geral está na base social, feita de homens individuais. Para que a distância entre homem e cidadão seja transponível, Rousseau sabe que deve partir de uma sociedade não muito díspare, plural. Proximidade de costumes, idéias, religião, riquezas. Ora, nossas sociedades são tudo menos isso. Quando ativo, o substrato de nossa política é a diferença, a pluralidade. Quando passivo, o substrato de nossa política é a sociedade de massa, inerte, amorfa, portanto, sem vontade.


O voto: um comportamento, duas atitudes (I)
O voto: um comportamento, duas atitudes (V)


*ROUSSEAU, Jean-Jacques. Du contrat social [1757]. In: Oeuvres complètes. Vol. III. Ecrits politiques. Paris: Gallimard, 1964.
** Ibid (II, iii, 371).
*** Ibid (I, viii, 365).

Nenhum comentário: