Da oniciência divina

Eles (os Mu’tazila) se contradiziam porque afirmavam que Deus tudo sabe, enquanto, por outro lado, também afirmavam que o ser humano tem a vontade livre. Basta refletir um pouco, escreve Maimonides, para descobrirmos a contradição que há nisso*.

Refletindo um pouco, tento uma explicação.

Se Deus tudo sabe, então Ele também sabe as ações concretas de um ser humano qualquer. Ora, mas se Ele as conhece, então as decisões que lhes correspondem não cabem propriamente ao ser humano. O humano não tem em si mesmo o poder, correlato do livre-arbítrio, de fazer ou de não fazer, de praticar ou de não praticar, alguma coisa.

O ser humano não ter o poder, esta é a única condição para que Deus saiba tudo o que vai acontecer.

(*) MAIMONIDES, Moses. The Guide for the Perplexed. Trad. M. Friedländer. 2 ed. New York: Dover Publications, 1956 [1881, 1904]. Cf. Parte III, capítulo XVII, p. 285.

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