O nome comum é um gênero? Ou um exemplo?


“Isto é um cachorro”.

Para os gramáticos, isso quer dizer: “isto”, este corpo individual, pertence à espécie (ou ao gênero) dos “cachorros”. (Alguns, mais experimentados, vão até afirmar que esta espécie existe.) (Mas onde? Perguntam-se os menos experimentados.)

Contudo, talvez, com “isto é um cachorro” eu quisesse dizer apenas que “isto” é exatamente “isto”, sendo o primeiro “isto” diferente do segundo (que é apenas um exemplo disto que “isto” de fato é).


Quem sabe, não falamos por meio do gêneros, mas por meio de exemplos?

Como quando digo: “esta parede é azul”.

Esta parede é ela mesma. Ela é de uma coloração variada, múltipla, entretanto, eu digo que ela é, por exemplo, azul. Mas azul não é um gênero; sim, uma cor certa e determinada, que tomei como exemplo, entre inúmeras outras, ali, nesta parede.

5 comentários:

Elizias disse...

Adorei! E se os genêros não fossem mais que exemplos? ... Très bien, vou mandar para a Patrícia, acho que ela vai gostar também!
Gosto muito de te ver Leonzinho...
Bisous

Anônimo disse...

Oi Leon, a Elizia me mandou o link, gostei mesmo! Alias é mais ou menos isso que trabalho na minha tese. Beijos!Patricia

Elizias disse...

Leon, uma pergunta: como a gente escolhe entre os vários exemplos possíveis para um "isto" qualquer que depois será um "isto" determinado?

Leon disse...

nem sempre eX-colhemos
quase nunca (quando vamos falando)
os exemplos vão se impondo
uns sobre os outros

Elizias disse...

huum tá! foi mal, pretensão de pretensa filósofa viciada pela filosofia! também acho...