O Brasil carcerário


No Brasil atual, grosso modo, há um total de 700 mil presos para uma população de 200 milhões. 1 em cada 285 pessoas está atualmente numa prisão. Isso nos parece uma consequência natural e óbvia da degradação de uma sociedade. Mas, de fato, ela é a sua gradação. Não é uma consequência, mas uma causa produtora de um tipo de sociedade.

O cárcere é uma parte essencial do nosso nome, da nossa designação. 

Vale lembrar: o aprisionamento do criminoso é uma das técnicas, aliás, já velha de 200 anos, pelas quais um ser coletivo constitui a sua essência por exclusão. O elemento interior se constitui pela exteriorização, pela ejecção do não-dentro. De maneira semelhante, o Eu individual, a consciência de si, se forma junto à formação da consciência do fora.

Foucault: “Poderíamos fazer uma história dos limites – destes gestos obscuros, necessariamente esquecidos assim que realizados, pelos quais uma cultura rejeita algo que será para ela o Exterior; e, ao longo de sua história, este vazio escavado, este espaço em branco, pelo qual ela se isola, a designa tanto quanto os seus valores.”*





(*) FOUCAULT, Michel. Préface [1961]. In: Dits et écrits. Vol. I. 1954-1975. Paris: Quarto Gallimard, 2001. P. 189.

Nenhum comentário: