Nuvens cinzas e céu aberto

Nuvens que pairam. A ideia que paira de que algum mal paira sobre a Terra. A ideia confusa de algum mal sobre a Terra, a sensação de que deixei de fazer alguma coisa ou de que alguma coisa sempre me falta.

A flutuação do ânimo, a moeda que gira mostrando as suas duas faces inseparáveis: a culpa e a angústia – (o sentimento de que sou a causa de algum mau) – (o sentimento de que deve haver algum sofrimento meu que, porém, eu não sei discernir) – (o sentimento misto de que sou eu mesmo a causa de algum mal que me atinge, que porém eu não sei qual é).

Será preciso, para clarear o céu, para ver sob o sol, sempre retornar à ideia de que nada falta, de que o universo em si está perfeito, de que não há, absolutamente falando, o mal (nem portanto o bem) na Terra.

Nenhum comentário: