Para Maimonides, há uma relação inextricável entre conhecer e cuidar, entre o intelecto e o amor.
Deus só cuida daquilo que conhece, e só aquele que conhece, por sua vez, é cuidado. Buscar o conhecimento e, mais especificamente, o conhecimento de Deus, portanto, equivale a buscar o cuidado de Deus, a Sua providência.
O intelecto é o divino no ser humano. É pelo intelecto que Deus exerce sua influência.
A ação da providência é proporcional ao dom do intelecto no indivíduo humano (Guia dos perplexos, III, XVIII).
Com isso, Maimonides chega à máxima de que Deus faz bem àquele que pratica o bem, e pune aqueles que praticam o mal. Do bem e do mal, o critério são os 630 preceitos da lei divina (III, XXXI).
Mas, não basta a prática do bem, para nos aproximarmos de Deus. Para entrar na morada de Deus e estar junto a Ele, numa vida eterna, é preciso investigar corretamente os princípios da religião (III, LI).
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