Para Aristóteles, a atitude (a disposição
para o agir de certo modo) não é uma disposição dada, mas uma disposição adquirida, através da formação cultural (paideia) e dos costumes sociais (êthos).
Quando essa disposição é filosófica, isto é,
quando tem em vista um grau mais elevado do humano, uma excelência, uma
virtude ética (areté ethiké), a atitude
filosófica, como disposição, não é simplesmente adquirida, mas é uma tomada
de posição e envolve escolha.
Aristóteles nos fala, talvez, de dois tipos
de atitude filosófica (hexis, em grego; habitus, em latim), dois tipos de modo de ser e agir adquiridos pela prática refletida, pelo agir orientado pela reta razão (kata
orthon logon). A atitude filosófica envolve um oportunismo
e um circunstancialismo.
Um circunstancialismo, na medida em que, no
agir, o humano filósofo está de tal modo disposto que retira, de quaisquer
circunstâncias, o maior proveito*. Afronta o acontecimento cavalar, como
Filipe, como amigo do cavalo, e diz: – melhor assim, pois assim... etc.!
Um oportunismo, em segundo lugar, porque, o
amigo do acontecimento só age oportunamente, isto é, na ocasião apropriada, para com as pessoas
apropriadas, com referência às coisas
apropriadas, pelo motivo apropriado, e da maneira apropriada(**).
Em que medida estas duas atitudes – (1)
fazer de toda circunstância uma oportunidade; (2) só agir oportunamente –
constituem um único modo de ser e agir?
Na medida em que a atitude filosófica faz de
toda circunstância uma oportunidade para agir oportunamente, na medida em que essa
tomada de posição percebe, em cada circunstância, a ocasião, os objetos, as
pessoas, o motivo e a maneira conveniente do agir.
O humano filósofo jamais deixa de agir, em nenhuma
circunstância, mas age sempre oportunamente.
Portanto, agir sempre não significa se mover sempre, e agir não significa se mover.
Portanto, agir sempre não significa se mover sempre, e agir não significa se mover.
(*) Aristóteles. Nic. Eth. 1101a.
(**) Aristóteles. Nic. Eth. 1106b20
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